Parceiros PaMAR na UNOC 3: Promovendo a conservação dos oceanos através da colaboração
- Mariana Carvalho
- 26 de set.
- 1 min de leitura

A terceira Conferência de Alto Nível das Nações Unidas sobre os Oceanos (UNOC 3) ocorreu em Nice, França, de 9 a 13 de junho de 2025, com o tema “Acelerando ações e mobilizando todos os atores para conservar e usar os oceanos de forma sustentável”. Representando a PaMAR neste evento global estavam a Fauna & Flora, a Associação Projeto Vitó, o Associação Projeto Biodiversidade, e a Biosfera que contribuíram ativamente para uma série de eventos destinados a promover a troca de conhecimentos e fortalecer a colaboração na conservação marinha e na implementação de AMPs.
Antes da conferência, representantes dos parceiros PaMAR participaram num retiro de três dias organizado pela Fauna & Flora e pela Fundação Oceano Azul, que proporcionou um espaço aberto e favorável à aprendizagem entre pares, ao reforço de capacidades e à preparação estratégica para conferências de alto nível como a UNOC. O retiro culminou numa sessão dinamica de intercâmbio com as ONG parceiras da Fauna & Flora da paisagem marinha de Atlántida, em Honduras, reunindo representantes de duas parcerias de grande escala que trabalham em programas multi-ilhas e multi-AMP, destacando o valor do diálogo inter-regional e da aprendizagem partilhada.

Um momento importante durante a UNOC 3 foi a participação de Sua Excelência José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, num almoço de alto nível coorganizado pela Fauna & Flora, pelo Blue Action Fund e pela Wildlife Conservation Society. O evento centrou-se no tema “Financiamento colaborativo dos oceanos: uma ponte para a ação local sustentada para a conservação marinha e meios de subsistência”.
O Presidente Neves enfatizou o papel crítico das ONGs na salvaguarda da biodiversidade e no combate às alterações climáticas. Expressou ainda a esperança de que a Fauna & Flora continue a servir como parceira estratégica para as instituições nacionais e ONGs de Cabo Verde, reforçando uma rede de cooperação baseada na ciência, na justiça ecológica e na ação responsável.





Comentários