top of page
Sobre o Projeto PaMAR
O PaMAR é um projeto de 5 anos (2023 - 2028) implementado pela Fauna & Flora em parceria com seis ONGs parceiras locais: Associação de Conservação da Biodiversidade Biflores (Biflores), Associação Projeto Biodiversidade (APB), Associação Projeto Vitó, Associação Terrimar - Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), Biosfera I, e Fundação Maio Biodiversidade (FMB). A iniciativa é financiada com o apoio do Blue Action Fund, Oceans 5 (um projeto patrocinado pela Rockefeller Philanthropy Advisors) e Arcadia.
A PaMAR apoia a biodiversidade marinha em Cabo Verde, ajudando os líderes locais e as comunidades a melhorar a gestão dos recursos marinhos e a expandir as áreas marinhas protegidas (AMP) através de uma ampla colaboração com o governo, ONGs, pessoas das comunidades que dependem dos recursos marinhos para a sua sobrevivência, cientistas e pequenas empresas.

.jpg)
© Jeff Wilson, Fauna & Flora
Este projeto visa alcançar benefícios para as pessoas e a natureza de Cabo Verde através da entrega de cinco resultados principais:
1. Reforço da rede nacional de AMPs;
2. Reforço da capacidade de gestão das AMPs por todos os intervenientes em Cabo Verde;
3. Aumento do conhecimento sobre a cogestão marinha sustentável em toda a sociedade;
4. Melhoria da gestão das AMP e progressos no sentido de um financiamento sustentável;
5. Melhoria dos meios de subsistência para apoiar a utilização sustentável dos recursos da AMP.
Alguns dos sinais de sucesso do projeto incluem: estabilização ou aumento das populações de espécies comercial ou ecologicamente importantes (como a garoupa e o bodião); melhoria das condições de subsistência das famílias que dependem da pesca para obterem rendimentos e melhoria das atitudes em relação à proteção da biodiversidade marinha nas comunidades afetadas pelo projeto.
.jpg)
© Annkathrin Sharp, Fauna & Flora
Onde Trabalhamos
© Annkathrin Sharp, Fauna & Flora
As equipas do PaMAR trabalham nas ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, Sal, Maio, Fogo, Brava, e nos ilhéus do Rombo. Passe o cursor sobre cada ilha no mapa abaixo para ver quais os parceiros que trabalham lá. Note que nem todas as ilhas têm um sítio AMP ligado a este projeto, mas trabalhamos com as comunidades locais porque estas podem depender de recursos de um dos sítios próximos.
As AMPs existentes são indicadas pelas áreas destacadas a azul abaixo, com as áreas de expansão projetadas destacadas a amarelo. Note que as áreas a expandir serão delineadas em concordância com a autoridade ambiental que detém a sua gestão.

Santo Antão
Santa Luzia
Sal
Rombo islets
Brava
Fogo
Maio




_edited.png)

bottom of page